-
PARA QUE SERVE O SHOP?
-
O SHOP faz a integração da loja electrónica com o ERP.
Permite:
- Fazer gestão do catálogo da loja electrónica a partir do ERP
- Envio automático de encomendas recebidas na loja electrónica para o ERP
- Atualização automática de preços na loja electrónica
- Atualização automática de stock na loja electrónica
- Poupar tempo na gestão da loja online
- Evitar lançamento manual de encomendas no ERP
- Evitar trabalho duplicado
- Diminuir erros de ratamento encomendas
- Diminuir apresentação de preços e stocks errodas no catálogo de produtos
- Melhorar processo de tratamento e expedição de encomendas
- Melhorar gestão de stocks
-
A QUEM SE DESTINA O SHOP?
-
O SHOP destina-se a empresas que tenham uma loja electrónica e pretendam integrar automaticamente as vendas da loja no ERP.
-
O QUE É O PRESTASHOP?
-
PrestaShop é uma plataforma de carrinho de compras grátis que ajuda, de pequenas a grandes empresas, a criar e gerir uma loja virtual bem-sucedida.
PrestaShop é 100% gratuita. Sem taxas mensais. Sem comissões sobre suas vendas.
Mais informação: Homepage
Mais informação: FAQ
-
LOJA DE DEMONSTRAÇÃO
-
FrontOffice
- Permite aos clientes consultar o catálogo de produtos
- Permite aos clientes consultar o histórico de encomendas
- Permite aos clientes submeter encomendas
Endereço de Demonstração: https://e2e.pt/prestashop
BackOffice
- Permite gerir a loja electrónica
- Permite importar catálogo de produtos
- Permite exportar para o ERP as encomendas feitas na loja electrónica
Endereço de Demonstração: https://e2e.pt/prestashop/admin3973fidm6
-
COMO INSTALAR PLUGIN PRESTASHOP?
-
O plugin é compatível com as versões 1.6 e 1.7 do PrestaShop.
PASSO 1. Download do plugin PrestaShop
Download do plugin.
PASSO 2. Instalção do plugin
- No menu lateral selecionar a opção "Módulos"
- No menu de topo selecionar a opção "Adicione um novo módulo"
- Escolher o ficheiro do plugin
- Fazer upload do ficheiro do plugin

Após upload do plugin é apresentado o ecrã de instalação.
Pressione o botão "Instalar"

Por fim é apresentado o ecrã de confirmação da instalação.
Pressione o botão "Prosseguir com a instalação"

Após confirmar a instalação o plugin será instalado e ser-lhe-à apresentado o ecrã de configuração do plugin.
PASSO 3. Configuração do plugin

-
COMO CONFIGURAR PLUGIN PRESTASHOP?
-
A instalação e configuração do módulo deve ser feita primeiro num ambiente de testes.
Após testes deve passar à instalação no ambiente de produção e replicar as configurações.

PASSO 1. Configurar chaves de acesso
PASSO 2. Configurar importação do catálogo de produtos
- Configurar campo de controlo de publicação
PASSO 3. Configuração de envio de encomendas para o ERP
- Ativar registo de encomendas
- Ativar sincronização de encomendas
- Configurar tipo e série de documento
-
COMO PRERAR O ERP PARA A SINCRONIZAÇÃO DE PRODUTOS COM A LOJA?
-
Documentação em atualização.
-
COMO SINCRONIZAR O CATÁLOGO DE PRODUTOS?
-
Após configurar o módulo deve fazer a importação do catálogo de produtos.
A importação irá criar a estrutura de categorias necessária.
Os produtos marcados no ERP como publicados serão importados.

Caso o produto a importar já exista na base de dados:
- O preço do produto é atualizado
- O stock do produto é atualizado
- Caso o produto deixe de estar marcado no ERP como publicado na loja electrónica este é ocultado
A sincronização vai buscar as alterações deste a última importação do catálogo.
Caso pretenda importar todos os dados novamente deve limpar a data de importação na configuração.
-
COMO SINCRONIZAR ENCOMENDAS?
-
Por omissão a encomenda é enviada para o ERP assim que atingir o estado "pago".
O registo de todas as encomendas a enviar ou enviadas para o ERP pode ser consultado no módulo.

Contudo a encomenda pode não poder ser recebida pelo ERP pelos mais diversos motivos.
Para fazer um novo envio das encomendas ainda não sincronizadas deve pressionar o botão "exportar".
Observação 1
A E2E.pt garante que a loja electrónica não duplica as encomendas enviadas para o ERP.
Observação 2
Através da configuração do módulo é possível alterar os estados em que uma encomenda pode ser enviada para o ERP além do estado "pago".
-
COMO VERIFICAR ERROS?
-
Uma encomenda com RESPONSE CODE 500 significa que ocorreu um erro ao enviar a mesma para o ERP.
Caso seja a primeira vez que este erro ocorre será enviada uma notificação por e-mail para a lista de e-mails de notificação de erros definida na configuração do módulo.
PASSO 1. Selecionar Encomenda

PASSO 2. Identificar Erro

-
COMO AUTOMATIZAR TAREFAS (CRON)?
-
As tarefas automáticas são tarefas que podem ser agendadas para serem executadas recorrentemente numa determinada periodicidade.
Existem 2 tarefas que podem ser configuradas para execução automática:
- Importação do catálogo de produtos
- Exportação de encomendas
Dependendo das necessidades a invocação das tarefas pode ser feita de 2 formas:
- Invocação por URL
- Invocação por linha de comandos
ATENÇÃO!
Substituir <CRON_KEY> pelo valor da sua chave.
O valor da chave <CRON_KEY> está definido na configuração do módulo.
Neste exemplo o valor de <CRON_KEY> é: Ut9rqkPNvFrZrDyezr9G
Exemplo sincronizar catálogo de produtos via URL:
- http://exemplo.com/modules/e2ept/cron.php?key=<CHAVE_CRON>&action=catalog
- http://exemplo.com/modules/e2ept/cron.php?key=Ut9rqkPNvFrZrDyezr9G&action=catalog
Sincronizar catálogo de produtos via linha de comandos:
- php /var/www/html/prestashop/modules/e2ept/cron.php <CHAVE_CRON> catalog
- php /var/www/html/prestashop/modules/e2ept/cron.php Ut9rqkPNvFrZrDyezr9G catalog
Exemplo sincronizar encomendas via URL:
- http://exemplo.com/modules/e2ept/cron.php?key=<CHAVE_CRON>&action=order
- http://exemplo.com/modules/e2ept/cron.php?key=Ut9rqkPNvFrZrDyezr9G&action=order
Sincronizar encomendas via linha de comandos:
- php /var/www/html/prestashop/modules/e2ept/cron.php <CHAVE_CRON> order
- php /var/www/html/prestashop/modules/e2ept/cron.php Ut9rqkPNvFrZrDyezr9G order